PF apreende dólares, euro e bolsas de luxo em casa do lobista do VLT

274 0

Agentes da Polícia Federal apreenderam cédulas em dólares, euro, relógios e bolsas de luxo no apartamento do lobista Rowles Magalhães, um dos alvos da Operação Descobrimento, que foi deflagrada na manhã desta terça-feira (19). O lobista é investigado por ter envolvimento com tráfico internacional de cocaína.

Rowles era ex-assessor especial da vice-governadoria na gestão de Silval Barbosa e se tornou conhecido ao denunciar, em 2012, um esquema de pagamento de propina referente à licitação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

As medidas judiciais foram expedidas pela 2ª Vara Federal de Salvador (BA) e pela Justiça de Portugal. Também foram decretadas medidas patrimoniais de apreensão, sequestro de imóveis e bloqueios de valores em contas bancárias usadas pelos investigados.

Os agentes da PF cumpriram mandado de busca e apreensão na casa do lobista, em Cuiabá, onde foram apreendidas cédulas de dólar, euro, além de itens de luxo como bolsas e acessórios de marcas famosas, como Valentino, Prada, Louis Vuitton, Yves Saint Laurent e Chanel, além de relógios Rolex.

A operação ainda cumpriu nesta manhã, em Cuiabá, um mandado de prisão contra o ex-secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec), Nilton Borgato.

As investigações tiveram início em fevereiro de 2021, quando um jato executivo Dassault Falcon 900, pertencente a uma empresa portuguesa de táxi aéreo, pousou no aeroporto internacional de Salvador/BA para abastecimento. Após ser inspecionado, foram encontrados cerca de 595 kg de cocaína escondidos na fuselagem da aeronave.

A partir da apreensão, a Polícia Federal conseguiu identificar a estrutura da organização criminosa atuante nos dois países, composta por fornecedores de cocaína, mecânicos de aviação e auxiliares (responsáveis pela abertura da fuselagem da aeronave para acondicionar o entorpecente), transportadores (responsáveis pelo voo) e doleiros (responsáveis pela movimentação financeira do grupo).

Post Relacionado

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: