O governador Mauro Mendes (União) afirmou que não gostaria que a primeira-dama Virginia Mendes entrasse para o mundo da política, lançando sua candidatura em 2026. Mesmo assim, o chefe do Executivo estadual garantiu que não irá interferir na decisão da esposa.
“Sinceramente, não queria [que Virginia fosse candidata em 2026], mas é uma decisão dela, não minha. A política demanda muito tempo e nós temos uma filha pequena, de 10 anos, e dois filhos mais velhos que já estão formados, mas é uma decisão dela. Se pessoas de bem não entram na política, aí sim que vagabundos e desonestos tomam conta. Nós temos que ter gente de coragem e que tenha amor no coração pra fazer política”, disse o governador durante entrevista concedida à rádio Jovem Pan nesta quarta-feira (29).
Os rumores de que Virginia Mendes possa lançar candidatura como deputada estadual correm desde 2024 pelos bastidores da política. A primeira-dama tem se mostrado presente nos eventos com Mauro Mendes e até mesmo já busca uma independência de sua imagem.
Já virou corriqueiro ver a primeira-dama participando de inaugurações de casas populares pelo Estado e em eventos junto da Secretaria de Assistência Social mesmo sem a presença do marido. Até o ano passado, Virginia não concedia entrevistas, mas agora passou a ser o centro dos holofotes nos eventos, falando com a imprensa e até mesmo discursando para a população.
Até o momento, tanto ela quanto Mauro descartam a possibilidade, mas sempre deixam em aberto a candidatura, dizendo que este assunto será debatido apenas em 2026.
“Ela está ganhando o espaço dela, tem personalidade e eu fico feliz, porque eu acho muito bom estar ao lado de uma mulher forte, guerreira e vencedora, por isso as pessoas ficam imaginando [a candidatura], mas não tem nada disso definido. Sempre digo que a conversa é lá pra 2026 e a decisão será dela. Hoje, posso garantir que não tem decisão dessa conversa”, finalizou o governador.