Deosdete Cruz Júnior é empossado desembargador do TJMT

80 0

Deosdete Cruz Júnior foi empossado desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) em sessão solene realizada na manhã desta sexta-feira (7). O ex procurador-geral de Justiça agora compõe, ao lado de demais 38 nomes, a corte regional. Indicado pelo governador Mauro Mendes (União), Deosdete ocupa vaga destinada ao Quinto Constitucional.

“A verdade, senhoras e senhores é que eu jamais havia cogitado a possibilidade de integrar a corte. Mas o convívio mais próximo desse Tribunal e de seus integrantes, fez com que aliado a uma perspectiva de vaga, muitos me encorajaram a concorrer a esta vaga. O meu sentimento mais genuíno é de que por algum motivo que só Deus sabe dizer, tudo e todos passaram a concorrer para que eu estivesse aqui na data de hoje”, declarou em discurso.

O plenário “Desembargador Wandyr Clait Duarte” foi o palco da cerimônia que contou com a presença de várias autoridades além dos magistrados já consolidados, como o governador Mauro Mendes (União), o senador Jayme Campos (União), o deputado estadual Júlio Campos (União), deputada estadual Janaina Riva (MDB), o secretário de Segurança Pública César Roveri e o secretário-geral da Casa Civil Fábio Garcia.

Deosdete foi eleito pelo Quinto Constitucional destinado ao Ministério Público na vaga aberta com a aposentadoria do desembargador Guiomar Teodoro Borges. O ex PGJ liderou lista tríplice em sessão administrativa do Pleno do TJMT, ao lado dos promotores Marcelo Caetano Vacchiano e Milton Pereira Merquiades.

No mesmo dia, o governador, que já havia deixado clara sua preferência por Deosdete, o escolheu para ser o novo desembargador de Mato Grosso dentre os três.

Nos bastidores, a ‘previsibilidade’ da vitória causou desconforto entre os membros do Ministério Público o que refletiu na ausência completa de inscrições de mulheres para a disputa. Em um cenário que muito se discute a equiparidade de gênero na distribuição de cargos na magistratura.

Trajetória 

Formado em Direito pela Universidade de Cuiabá, é pós-graduado em Direito Constitucional e Direito Ambiental. Atuou perante o Ministério Público Estadual por 20 anos, exercendo o cargo efetivo de analista jurídico entre 2004 e 2005, até ser aprovado em primeiro lugar no concurso para promotor de Justiça, tomando posse em abril de 2005.

Foi titular da 1ª Promotoria de Justiça Cível de Várzea Grande, com atribuição em Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa, desde 2015. Também atuou nas Promotorias de Justiça de Dom Aquino, Juscimeira, Guiratinga, Itiquira, Rondonópolis, Comodoro, Nova Mutum e Tangará da Serra.

Foi diretor de Defesa Institucional e Integração da Associação do Ministério Público Mato-grossense (AMMP), na gestão 2014-2016.

Post Relacionado

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: