Agenda de Lula em MT começa na sexta em aldeia do Xingu

84 0

A vinda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Mato Grosso, que já tem compromisso previsto para esta sexta-feira (4), inclui três momentos, mas que não serão todos de uma vez. As agendas irão desde o encontro com o cacique Raoni em aldeia no Xingu, no norte do estado, até a visita a um assentamento em Campo Verde (140 km de Cuiabá). Lula também lançará um campus da Universidade Federal de Mato Grosso em Lucas do Rio Verde (332 km de Cuiabá).

As informações foram confirmadas pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro (PSD), em entrevista concedida nesta segunda-feira.

No Xingu, mais precisamente na aldeia Piaraçu, na Terra Indígena Capoto-Jarina, a 718 km de Cuiabá, Lula deve ser reunir com o maior líder indígena do país e demais que habitam a bacia do rio Xingu. “Ele quer acompanhar de perto alguns programas que atendam àquela comunidade indígena tão importante de Mato Grosso, que está sofrendo — falta de estrada, não consegue chegar alimentos, saúde… Então, ele quer, ali, pessoalmente, atender”, disse Fávaro.

A segunda agenda do presidente em Mato Grosso está prevista para Lucas, ainda sem data. “Depois, ele vai a Lucas do Rio Verde lançar um campus da Universidade Federal de Mato Grosso em Lucas do Rio Verde. Um sonho que há 17 anos buscávamos para Lucas do Rio Verde”, disse o produtor rural que se desenvolveu no município.

O presidente Lula também visitará o assentamento Santo Antônio da Fartura, na zona rural de Campo Verde, para lançar o programa ‘Solo Vivo’. “Para o pequeno [produtor], nós temos o programa Solo Vivo. Fornecemos máquinas, equipamentos, calcário, fosfato, a custo zero. Fazemos dois, três, cinco, dez hectares para cada pequeno produtor do assentamento ter um solo revigorado, pronto para plantar o que quiser. É um conjunto de ações, e o presidente Lula vai entrar ali no Assentamento Santo Antônio da Fartura com as associações.”

O ministro explicou ainda que as visitas do presidente Lula a Lucas do Rio Verde e ao Santo Antônio da Fartura devem ocorrer nos próximos dois meses.

Post Relacionado

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: