“Legado de simplicidade e amor”, declarou o governador Mauro Mendes (União) ao lamentar a morte do Papa Francisco nas redes sociais. Em post no Instagram, o chefe do Executivo estadual também elogiou a humildade do pontífice, que faleceu nesta segunda-feira (21), aos 88 anos. A primeira-dama Virginia Mendes e demais autoridades mato-grossenses também prestaram condolências e elogiaram o trabalho desenvolvido pelo líder supremo da Igreja Católica.
Também via Instagram, Virginia destacou a compaixão do Papa e a perspectiva afetuosa em que retrava a importância feminina.
“Ele sempre olhou com ternura para as mulheres, certa vez ele disse: “A mulher é a harmonia do mundo. Sem a mulher não há harmonia”; e sempre teve um carrinho especial e amoroso às crianças e com os que mais sofrem. Suas palavras e gestos tocaram corações, romperam muros e abriram caminhos de esperança”, diz trecho do texto.
O presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi (PSB), destacou que para além do catolicismo, Francisco chegou ao mundo com a mensagem de paz e simplicidade que para sempre serão referências.
“Sou católico, mas independentemente de crença ou ideologia, a figura do Papa transcendeu fronteiras e dialogou com o mundo inteiro”, declarou o deputado estadual em postagem nas redes.
O prefeito por Cuiabá Abilio Brunini (PL) e a vereadora e primeira-dama Samantha Iris (PL), apesar de evangélicos, também reconheceram e lamentaram a perda do pontífice e por meio de nota expressaram seus sentimentos:
“Externo meus sentimentos, ciente de que o Papa cumpriu um importante trabalho e deixou seu legado aos seus seguidores”, afirmou Brunini.
O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) também se manifestou sobre a morte do “Papa dos pobres”, que segundo ele, desempenhava papel importante no combate às guerras, acolhimento às crianças e refugiados. “Que cuide de nós agora ao lado de Deus”.