Foi preso nesta segunda-feira (28), em Jaciara, um homem de 50 anos, acusado de assassinar a jovem Elaine Rosa Araújo, 25 anos, em Juscimeira, a 160 km de Cuiabá. O crime ocorreu no dia 8 de abril, quando o corpo de Elaine foi encontrado em uma área de mata, às margens da MT-373, após ela ser dada como desaparecida dois dias antes. A jovem, que estava grávida de 12 semanas, foi morta por asfixia mecânica.
Elaine saiu de casa no dia 6 de abril, dizendo que iria à casa de uma vizinha, mas não retornou. A polícia rapidamente descartou a hipótese de suicídio, após a necropsia confirmar que a causa da morte foi asfixia provocada por outra pessoa. As investigações apontaram que Elaine mantinha um relacionamento extraconjugal com o suspeito há mais de um ano, o que resultou na gravidez da vítima. Poucos dias antes do homicídio, ambos procuraram uma farmácia para comprar medicamentos que causassem aborto.
Na data do crime, o suspeito foi a última pessoa a ter contato com Elaine, tanto por telefone quanto pessoalmente. Com base nos indícios, a prisão temporária dele foi decretada. O delegado José Ramon Leite, responsável pelo caso, acredita que a motivação para o homicídio tenha sido a tentativa de encobrir a gravidez e o relacionamento extraconjugal.
A operação, intitulada Verdade Oculta, foi deflagrada na última sexta-feira (25) e intensificou as buscas pelo suspeito, que se escondeu por diversos municípios antes de se entregar voluntariamente na delegacia de Jaciara. Durante o interrogatório, ele negou o homicídio, mas admitiu ter mantido contato com a vítima no momento do desaparecimento e nas proximidades do local onde o corpo foi encontrado.
O suspeito será indiciado por feminicídio majorado e fraude processual, com pena prevista de mais de 60 anos de prisão, devido à gravidez de Elaine, à doença psíquica da vítima e à crueldade do crime. A operação contou com o apoio de diversas delegacias do Estado, incluindo as de Jaciara, Rondonópolis, Primavera do Leste e Cuiabá.