O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), afirmou que avalia substituir as empresas responsáveis pelas obras do Contorno Leste. Uma delas, a HB20 Construções, consta como alvo da ‘Operação Perfídias’, deflagrada pela Polícia Civil na manhã desta terça-feira (29). A investigação mira um esquema de corrupção envolvendo emendas parlamentares e irregularidades em contratos públicos.
“Todos os dados da prefeitura estão abertos, não há necessidade nem de judicializar qualquer solicitação”, disse o prefeito, ao comentar a operação e reforçar o discurso de transparência de sua gestão.
Segundo Abilio, a atual administração não retomou as atividades com as empresas que executavam o Contorno Leste justamente porque abriu um processo de auditoria para verificar a execução das obras. A análise apontou que o projeto não teria sido seguido corretamente, o que, de acordo com o prefeito, pode ter contribuído para acidentes registrados na região.
“Eu não retomei as atividades com as empresas do Contorno Leste, por isso, a gente abriu um processo de análise do contrato, a gente abriu essa auditoria, ela tá em fase de verificação de execução da obra, as etapas, como é que foi feito, a gente identificou que a obra não foi executada conforme o projeto, inclusive é um dos motivos de ter acidente naquele espaço e a gente tá com o setor da Controladoria auditando isso”, relatou.
Com a auditoria ainda em andamento, a Prefeitura agora estuda romper os contratos vigentes e abrir uma nova licitação para que outras empresas possam concluir a obra.
A decisão de revisar contratos e trocar os responsáveis pelo Contorno Leste é mais um movimento de Abilio para se distanciar de eventuais desgastes herdados da gestão anterior.
Operação Perfídia
A Justiça determinou o afastamento dos vereadores Chico 2000 e do sargento Joelson (PSB). A decisão é da juíza Edina Ederli Coutinho. Ambos foram alvos da ‘Operação Perfídia’, deflagrada na manhã desta terça-feira (29), pela Polícia Civil, que apura uma esquema de corrupção com relação às emendas parlamentares e também em irregularidades em obras públicas.
A polícia cumpriu mandados nos gabinetes e nas residências dos vereadores Chico 2000 e Sargento Joelson. Com o afastamento de ambos, os suplentes deverão ser convocados para assumir os mandatos.
A Câmara amanheceu cercada de viaturas para o cumprimento de mandados e até mesmo a presidente da Casa, Paula Calil (PL), foi surpreendida com o fato.