O advogado e ex-juiz federal Julier Sebastião da Silva protocolou pedido de abertura de comissão processante que poderá culminar na cassação do mandato do vereador Chico 2000 (PL), ex-presidente do Legislativo, acusado de recebimento de propina que veio à baila na ‘Operação Perfídia’, deflagrada nesta terça-feira (29).
No documento, o jurista destacou que as acusações comprometem a transparência do Legislativo cuiabano, ferem o decoro parlamentar, além de enfatizar a ‘parceria’ do ex-presidente da Câmara com o ex-prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB).
“O escândalo de corrupção supostamente praticada pelo vereador Chico 2000 fere gravemente o decoro parlamentar esperado de um legislador, sendo eficaz e necessária a sua cassação, para que sejam mantidos os bons costumes, a honestidade e a transparência no Legislativo Cuiabano”, traz trecho do texto.
“O vereador Chico 2000 é simpatizante do ex-prefeito Emanuel Pinheiro, tendo inclusive nomeado quando na presidência, o Procurador-Geral do Município afastado, para dirigir a Procuradoria da Câmara de Cuiabá, dentre outras condutas que demonstram grande afinidade do ex-presidente com a ex-gestão da prefeitura de Cuiabá”, acrescenta.
Ocorre que Chico e o vereador Sargento Joelson (PSB) são alvos da operação deflagrada pela Delegacia Especializada de Combate à Corrupção (Deccor). Eles são acusados de cobrar propina no valor de R$ 250 mil para viabilizar a aprovação de pagamentos à empresa HB20 Construção, responsável pela execução das obras do Contorno Leste, em Cuiabá.
A denúncia aponta que os parlamentares teriam solicitado valores para aprovar uma matéria legislativa que permitiu a liberação dos pagamentos em 2023.
Tanto Joelson como Chico estão afastados dos cargos, além de terem tido as contas bancárias bloqueadas e bens confiscados pela Justiça. No documento, o advogado pede que o pedido seja lido e votado no parlamento em sessão plenária.
No ano passado, o ex-juiz Julier Sebastião da Silva enfrentou, como advogado da ex-vereadora Edna Sampaio (PT), um embate com o ex-presidente do Legislativo justamente pela condução dos trabalhos que culminaram na cassação da petista.