Vereadores alvos de investigação têm imóveis e veículos bloqueados pela Justiça

34 0

Os vereadores de Cuiabá, Sargento Joelson (PSB) e Chico 2000 (PL), além de terem tido as contas bancárias bloqueadas, também foram alvos de sequestro de imóveis e veículos, que foram apreendidos por determinação da Justiça. A decisão partiu da juíza Edna Ederli Coutinho, do Núcleo de Inquéritos Policiais (Nipo), em consonância à ‘Operação Perfídia’, deflagrada na terça-feira (29), que investiga o recebimento de propina por parte dos parlamentares junto à empresa HB20 Construções. Ao todo, nove carros e quatro propriedades estão sob custódia da Justiça.

Conforme o documento, Sargento Joelson teve quatro veículos apreendidos: um  Saveiro, um Honda XR, um Nissan March e uma caminhonete S10. Também teve o bloquei de uma casa no residencial San Marino, no bairro Parque das Nações, em Cuiabá, determinado.

Já o ex-presidente da Câmara também teve o seu carro, uma caminhonete Chevrolet Tracker apreendida e uma casa no bairro Jardim Paulista, em Cuiabá, bloqueada. Isso junto a outro imóvel registrado nos nomes das filhas dele, sobre o qual detém uma procuração que lhe concede amplos poderes, além da empresa em que lá funciona. Segundo a magistrada, a manobra denota a tentativa de ocultar patrimônio e dificultar sua responsabilização.

“O sequestro de bens e o bloqueio de valores, nesse contexto, são instrumentos essenciais, para assegurar a indisponibilidade dos ativos que possam ser produto ou proveito dos crimes, garantindo a reparação dos danos causados e a responsabilização dos envolvidos”, argumentou a magistrada.

A juíza ainda explicou que a determinação tem o aval do Ministério Público do Estado que reconheceu a necessidade dos bloqueios para a continuidade das investigações contra os suspeitos.

De acordo com a apuração, os valores de propina recebidos por Chico e Joelson giraram em torno de R$ 250 mil. Parte do montante (R$ 150 mil) foi transferido por Pix para a conta de José Márcio da Silva Cunha, apontado como interposto na transação, que inclusive foi alvo da operação.

José também teve as contas e os bens bloqueados. Com isso, tem quatro carros bloqueados: um Parati, um Ford KA, um Ônix e um HB20, somados ao bloqueio de uma residência no bairro Ribeirão do Lipa, na Capital.

“A urgência na decretação do sequestro se justifica pela necessidade de se evitar que se os investigados dilapidem o patrimônio obtido com a prática dos crimes, frustrando a reparação dos danos causados e perpetuando o enriquecimento ilícito”, diz trecho da decisão.

Operação Perfídia

Os vereadores Chico 2000 (PL) e Sargento Joelson (PSB) são acusados de cobrar propina para viabilizar a aprovação de pagamentos à empresa responsável pela execução das obras do Contorno Leste, em Cuiabá. A denúncia aponta que os parlamentares teriam solicitado valores ilícitos para aprovar uma matéria legislativa que permitiu a liberação dos pagamentos em 2023.

Parte do dinheiro teria sido depositada em conta indicada por um dos vereadores, enquanto outra parte teria sido paga em espécie, dentro do gabinete na Câmara Municipal.

Os dois vereadores estão afastados do cargo por determinação judicial.

Post Relacionado

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: