O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) vai cobrar a apresentação de um cronograma detalhado de execução das obras do BRT em Cuiabá. A medida foi anunciada pelo presidente do TCE, conselheiro Sérgio Ricardo, durante vistoria realizada nesta segunda-feira (28), na avenida do CPA, um dos principais corredores afetados pela intervenção.
Sérgio Ricardo adiantou que o Tribunal está organizando uma audiência para convocar as empresas responsáveis pelos serviços, além da empresa responsável pelos projetos executivos, para apresentação dos prazos de execução, metas semanais e o andamento de cada etapa.
“Então, nos próximos dias a gente estará chamando essas empresas para uma audiência lá no tribunal, onde eles vão apresentar todo o projeto com data, dia, quantas empresas o Estado vai contratar. Então, é para valer o negócio”, afirmou o conselheiro.
O presidente do TCE enfatizou a importância dos projetos para evitar novas paralisações, que marcaram a primeira fase da obra do BRT.
“Uma das coisas mais importantes além da obra de colocar esse concreto é a empresa, são os projetos. Se não tiver projeto de tudo, atrasa. A pessoa não consegue colocar nenhuma pedra aqui se não tiver um projeto”, alertou.
O Tribunal de Contas também quer acompanhar de perto a contratação das novas empresas, já que a autorização para dispensa de licitação foi dada justamente para acelerar a conclusão das obras. O objetivo é garantir que as novas contratadas já entrem no canteiro com planejamento para execução em três turnos e aos finais de semana.
Sérgio Ricardo afirmou que o Tribunal vai manter fiscalização constante, reforçando que o foco é garantir que a obra seja concluída até o início de 2026. “O tribunal está cobrando, está fiscalizando e é para valer. A gente quer ajudar. O tribunal quer ajudar o Estado”, concluiu.