O governador Mauro Mendes (União) afirmou que ainda não sabe se participará da visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Lucas do Rio Verde (a 334 km de Cuiabá), marcada para 16 de maio. Segundo ele, até o momento, não recebeu convite formal para o evento, que contará com o lançamento do novo campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) na região.
“Não recebi o convite ainda”, afirmou Mendes.
Essa será a segunda visita de Lula a Mato Grosso em menos de dois meses. Em abril, o presidente esteve na aldeia Piaraçu, na Terra Indígena Capoto-Jarina (a 718 km de Cuiabá), onde se reuniu com o cacique Raoni Metuktire e outras lideranças indígenas. Na ocasião, Mendes também ficou de fora da programação oficial e não foi chamado para o encontro, realizado próximo ao Parque Indígena do Xingu.
À época, o governador foi questionado se a ausência de convite estaria relacionada à sua aproximação com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ou mesmo à sua participação no ato pró-anistia realizado em Copacabana, no Rio de Janeiro, em fevereiro. Mendes se esquivou: “essa pergunta deve ser feita ao governo federal, não a mim”.