Cuiabá está oficialmente fora da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027. A decisão foi divulgada pela Federação Internacional de Futebol de Associação (FIFA) nesta terça-feira, (7). Mesmo após vistoria técnica realizada na Arena Pantanal, em outubro de 2024, a capital mato-grossense não foi incluída entre as oito cidades-sede do torneio, que será disputado pela primeira vez no Brasil e na América do Sul.
Inicialmente, Cuiabá figurava entre as 12 cidades candidatas para receber os jogos, mas acabou sendo excluída após a fase de inspeções técnicas realizadas pela entidade máxima do futebol. Além dos estádios, foram avaliados fatores como estrutura de treinamento, rede hoteleira, transporte, viabilidade financeira, sustentabilidade e compromisso com o desenvolvimento do futebol feminino, além de possíveis locais para o FIFA Fan Festival.
Com a exclusão de Cuiabá, o torneio será disputado em oito cidades brasileiras, todas com histórico de participação na Copa do Mundo da FIFA de 2014: Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
Veja estádios escolhidos para a Copa do Mundo Feminina 2027:
Mineirão (Belo Horizonte)
Beira-Rio (Porto Alegre)
Mané Garrincha (Brasília)
Arena Fonte Nova (Salvador)
Arena de Pernambuco (Recife)
Arena Castelão (Fortaleza)
Maracanã (Rio de Janeiro)
Neo Química Arena (São Paulo)
Esta será a 10ª edição da Copa do Mundo Feminina de Futebol, disputada desde 1991, e a primeira vez que ela acontecerá em solo sul-americano. A candidatura brasileira venceu a proposta conjunta de Alemanha, Bélgica e Holanda, durante votação aberta no Congresso da FIFA.