O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou o advogado Marcelo Alexandre Oliveira da Silva Morgado como juiz-membro substituto, categoria jurista, do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), na vaga decorrente do término do segundo mandato de Pérsio Oliveira Landim do fim do biênio (2022-2024). O escolhido foi o menos cotado para a vaga e a nomeação foi publicada nesta quarta-feira (7).
Disputavam a vaga também os advogados José Ricardo Costa Marques Corbelino e Bruno Devesa Cintra, escolhidos no dia 9 de dezembro de 2024 em eleição realizada durante sessão extraordinária do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) para compor a lista tríplice de candidatos a membros do TRE-MT.
Dos 3 escolhidos na lista tríplice, Marcelo ficou em terceiro lugar com 30 votos. O mais votado foi o advogado José Ricardo, com 32 votos, e em seguida veio o advogado Bruno Devesa, com 31 votos.
Em abril deste ano o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou sem impedimentos a lista tríplice para o próximo biênio. Os ministros da corte decidiram que os cotados preencheram os requisitos estabelecidos sem impugnações aos nomes.
A lista então foi encaminhada ao presidente da República e desde então aguardava nomeação.
O TRE é composto por: dois desembargadores do Tribunal de Justiça; dois juízes de direito escolhidos pelo Tribunal de Justiça; um juiz do Tribunal Regional Federal com sede na capital; e dois advogados indicados pelo Tribunal de Justiça, escolhidos em lista tríplice.