O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), confirmou a ex-interventora Danielle Carmona no comando da Secretaria Municipal de Saúde, em substituição a médica Lúcia Helena, que deixará o cargo no fim de julho após 7 meses sob críticas de vereadores e da opinião pública. O anúncio da titular foi feito na tarde desta terça-feira (29).
Segundo Brunini, a decisão de oficializar a mudança foi antecipada após o vazamento de informações à imprensa, o que gerou instabilidade interna. “Nós faremos, sim, uma mudança dentro da Secretaria de Saúde. Eu tenho conversado com a secretária Lúcia Helena sobre essa mudança já tem uns dias. Iríamos anunciar isso no próximo mês, mas diante dos fatos que alguém soltou na imprensa, a gente antecipa essa informação”, justificou.
Apesar de reconhecer críticas à atual secretária, Abilio minimizou as avaliações negativas de parlamentares e defendeu os avanços conquistados durante a gestão de Lúcia Helena. “Reclamações sempre haverá. Qualquer um que seja o secretário ou secretária que assumir, sempre vai haver reclamações. Isso porque é a pasta mais complicada. Não se resolve uma pasta com tantos anos de problema em 7 ou 8 meses de gestão”, afirmou o prefeito, citando como exemplo a entrega do Centro Médico Infantil e a melhoria no fluxo das Unidades de Pronto Atendimento (UPA), com redução de 30% nos atendimentos em alguns dias da semana.
Sobre Lúcia Helena, o prefeito disse ainda que há a possibilidade de integrá-la a um novo projeto, voltado à promoção de saúde em espaços como escolas, parques e praças, de forma intersetorial com as secretarias de Educação, Esporte e Cultura.
A nova titular da pasta, Danielle Carmona, tem experiência consolidada na gestão pública da saúde. Em 2023, foi nomeada interventora da Saúde de Cuiabá pelo governador Mauro Mendes (União Brasil), ainda durante a gestão do ex-prefeito Emanuel Pinheiro (MDB).