quinta-feira, agosto 14, 2025

Preso por agredir ex-companheira, empresário é encontrado morto em delegacia de Chapada

Compartilhar

O delegado Eugênio Rudy Junior, titular da Delegacia de Chapada dos Guimarães (67 km de Cuiabá), afirmou que não houve falha por parte dos policiais na morte do empresário Edson Barros Barbosa, de 40 anos, encontrado enforcado dentro de uma cela na noite de quarta-feira (7).

Edson, proprietário da empresa Ebs Tecnologia, havia sido preso em flagrante horas antes, acusado de agredir a ex-companheira. De acordo com o delegado, todos os procedimentos padrões foram seguidos e não havia como os agentes evitarem o suicídio, cometido com um cobertor.

“Sem nenhuma chance [de falha policial]. Foi feito todo o procedimento. Se ele tivesse se enforcado com o cinto ou com algum objeto cortante, aí eu diria que houve falha”, afirmou Rudy.

O delegado ressaltou que a oferta de cobertores aos detentos é necessária, principalmente por causa das baixas temperaturas em Chapada durante a noite. “Entendo que seria desumano deixar uma pessoa lá na cela à noite, em Chapada, que é frio, sem um cobertor ou lençol. Infelizmente é uma fatalidade inevitável quando a pessoa tem o desejo de tirar a própria vida”, acrescentou.

A morte ocorreu entre 21h e 22h, enquanto policiais militares registravam o boletim de ocorrência sobre a agressão. Ao verificar a cela, um dos agentes encontrou o empresário já sem vida. A Politec foi acionada para realizar a perícia no local, e um inquérito foi instaurado para apurar o caso.

Corregedoria Geral da Polícia Civil acompanha as investigações e, após a conclusão do inquérito, avaliará se será necessário abrir procedimento para apurar a conduta do policial civil que estava de plantão.

O caso de agressão

O primeiro registro contra Edson foi feito pela ex-companheira no sábado (3), mas, como haviam se passado quatro dias, não houve prisão em flagrante naquele momento. Porém, enquanto ela recebia atendimento psicossocial na delegacia, o empresário, que aguardava interrogatório, enviou mensagens ameaçadoras para a vítima. Diante disso, os policiais decidiram prendê-lo em flagrante.

Após a audiência de custódia, Edson foi liberado, mas seguiu até a casa da ex, invadiu o imóvel, a agrediu, quebrou móveis e danificou o carro dela. A Polícia Militar foi acionada e efetuou novamente a prisão. Horas depois, ele foi encontrado morto na cela.

Table of contents

Recentes

Mais Lidas