quinta-feira, agosto 14, 2025

Deputados estaduais em mandato dominam pesquisa para Assembleia Legislativa de Mato Grosso

Compartilhar

Um levantamento do Instituto Percent Brasil indica que a renovação na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) nas eleições de 2026 deve ser baixa. Segundo a pesquisa, realizada entre os dias 29 de julho e 4 de agosto com 1.200 eleitores, apenas dois dos 20 nomes mais citados como possíveis candidatos não ocupam atualmente um mandato no parlamento estadual.

Pesquisa espontânea

Na modalidade espontânea, em que os entrevistados não recebem uma lista com nomes, a deputada estadual Janaina Riva (MDB), que anunciou que não disputará a reeleição, lidera com 1,8% das intenções de voto. Ela é seguida por Lúdio Cabral (PT), com 1,2%, e Elizeu Nascimento (PL) e Valdir Barranco (PT), ambos com 0,8%.

Na sequência aparecem nomes como o ex-prefeito de Pontes e Lacerda, Alcino Barcelos (MDB), e o presidente da ALMT, Max Russi (PSB), ambos com 0,7%.

Outros deputados que aparecem entre os mais citados são os republicanos Valmir Moretto e Nininho, ambos com 0,6%, além de Diego Guimarães (Republicanos), Gilberto Cattani (PL), Carlos Avallone (PSDB), Eduardo Botelho (UB) e Thiago Silva (MDB).

Pesquisa estimulada

Na pesquisa estimulada, onde os entrevistados são apresentados a uma lista com possíveis candidatos, Janaina Riva também lidera, agora com 6% das intenções de voto. Ela é seguida por Lúdio Cabral (5,2%)Elizeu Nascimento (5%) e Eduardo Botelho (4,6%).

Outros nomes aparecem na sequência, como Thiago Silva (3,6%)Max Russi (3,3%)Gilberto Cattani e Diego Guimarães (ambos com 3%), além de Dr. João e Faissal com 1,8% cada, e Valmir Moretto (1,7%).

O levantamento também apontou indecisão considerável entre os eleitores: na pesquisa espontânea, 78,4% declararam estar indecisos, enquanto na estimulada o índice é de 47,5%. Brancos e nulos somaram 3,3% e 5,3%, respectivamente, nas duas modalidades.

Dados técnicos

A pesquisa tem margem de erro de 2,83 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. Foram entrevistadas 1.200 pessoas em todo o estado de Mato Grosso.

.Jornalista: Mika Sbardelott

Recentes

Mais Lidas