domingo, agosto 31, 2025

Abilio estuda fusão das secretarias de Segurança e Mobilidade Urbana em Cuiabá

Compartilhar

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), avalia a possibilidade de fundir as secretarias municipais de Segurança Pública e Mobilidade Urbana. A proposta é que ambas as áreas passem a ser comandadas pela coronel da Polícia Militar Francyanne Siqueira Chaves Lacerda, que nesta quarta-feira (27) foi oficialmente nomeada, de forma interina, para o comando da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) — função que já acumula com a Secretaria de Segurança Pública.

Segundo apurado pela reportagem, o prefeito deve adotar um modelo de “test drive” antes de formalizar a fusão. A unificação das pastas precisa de autorização da Câmara de Vereadores de Cuiabá. A avaliação da gestão é que as duas secretarias são complementares e que a junção poderá trazer eficiência administrativa e economia aos cofres públicos.

Apesar de ainda não ter anunciado publicamente a mudança, Abilio deve comentar o assunto durante coletiva de imprensa marcada para esta quarta-feira à tarde.

Coronel assume após instabilidade na pasta

A nomeação de Francyanne para a Semob ocorre após um período de instabilidade na condução da pasta, que já passou por três trocas em oito meses. A primeira titular do ano foi Regivânia Alves Venâncio, que deixou o cargo em abril por motivos de saúde, mas continua como secretária-adjunta.

Em seguida, a vice-prefeita Vânia Rosa (Novo) assumiu o posto, mas foi exonerada em 8 de agosto após se envolver em embates com vereadores e enfrentar críticas do Legislativo. A saída de Vânia ocorreu em meio a rumores de rompimento com o prefeito, que chegaram ao auge após uma vistoria surpresa de Abilio na sede da Semob, ocasião em que Vânia se cercou de PMs e advogada para acompanhar a visita.

Desde então, a Semob vinha sendo comandada interinamente pelo secretário de Governo, Ananias Filho (PL).

Perfil técnico

Com forte atuação na área da segurança pública, Francyanne Lacerda tem perfil técnico e já ocupou cargos estratégicos como subchefe operacional do Gabinete de Segurança Institucional do Ministério Público de Mato Grosso, além de ter sido corregedora-geral e comandante-geral adjunta da Polícia Militar.

O nome da coronel já era cogitado nos bastidores desde a saída de Vânia Rosa, embora o prefeito, à época, tenha dito que buscava alguém de fora do seu staff para a função.

Agora, com a nomeação interina confirmada e a possível fusão em análise, Francyanne se consolida como nome forte dentro da administração municipal.

Jornalista: Luan Schiavon

Recentes

Mais Lidas