Carol Coutinho
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou, nesta quinta-feira (19), uma moção de congratulação apresentada pelo deputado estadual Faissal Calil (PL) para a bióloga Tatiana Sampaio, pioneira em uma pesquisa que estuda a reconstrução de conexões da medula espinhal através da proteína poliamilina. Ela, que atua na área da regeneração neural, desenvolveu a substância que pode auxiliar na recuperação total ou parcial dos movimentos de pessoas com paralisias decorrentes de lesões, até então, permanentes.
Tatiana Sampaio é coordenadora do Laboratório de Biologia da Matriz Extracelular do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pioneira em uma pesquisa que estuda a reconstrução de conexões da medula espinhal através da proteína poliamilina, criada por ela. Os estudos estão em fase experimental, evoluindo para estágios clínicos, mas os resultados são promissores.
Em janeiro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o início do estudo clínico para avaliar a segurança do uso do medicamento no tratamento de lesão da medula espinhal ou coluna vertebral. Nessa primeira fase, o uso da polilaminina é realizado em cinco pacientes voluntários e a expectativa é que, ao ser aplicada na área lesionada, a proteína estimule a formação de novas conexões nervosas e possibilite a recuperação dos movimentos.
“A Doutora Tatiana Sampaio realmente merece este reconhecimento. Imagina quantas famílias e quantos brasileiros sofrem aí com essas deficiências. Dá muito orgulho ver uma cientista, aqui do Brasil, conseguir avanços que vão melhorar a vida de milhares de pessoas pelo mundo. É uma honra para nós, aqui da Assembleia Legislativa, conferir esta moção de congratulação para ela, em razão de seus estudos”, afirmou Faissal.

