sábado, julho 12, 2025

Homem morre após crise convulsiva durante evento cristão

Compartilhar

O trabalhador Rodrigo Nunes de Oliveira, de 40 anos, morreu neste sábado (28) após sofrer uma crise convulsiva durante uma atividade do movimento cristão Legendários, realizada em uma área de natureza em Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá. O evento reunia cerca de 150 homens em uma imersão com atividades físicas e desafios espirituais.

Segundo o Hospital Regional de Rondonópolis, Rodrigo foi socorrido logo após o episódio convulsivo. Ele chegou a ser entubado, mas não resistiu e morreu horas depois. Até o momento, não há informações oficiais sobre o que provocou a crise.

A principal dinâmica do evento, segundo a organização, é o chamado TOP (Track Outdoor de Potencial), uma experiência de 72 horas na natureza, com desafios físicos e espirituais. O custo de participação varia de R$ 450 a R$ 81 mil, conforme o local e a estrutura do retiro.

Até a última atualização desta reportagem, os organizadores do movimento Legendários não se manifestaram sobre o caso.

Rodrigo era especialista em segurança do trabalho, e nas redes sociais se apresentava como casado, pai de dois filhos e cristão metodista. O velório e o sepultamento aconteceram neste domingo (29), no cemitério da Vila Aurora, em Rondonópolis.

O que é o Movimento Legendários?

Criado em 2015, na Guatemala, pelo pastor Chepe Putzu, o Movimento Legendários tem ganhado popularidade no Brasil ao propor uma jornada de transformação masculina, por meio de atividades intensas ao ar livre e princípios cristãos. O lema do grupo é “AHU” — Amor, Honra e Unidade.

Segundo Putzu, o objetivo é resgatar o “desenho original do homem” como líder, ajudador e servo dentro da família e da sociedade. Os encontros promovem virtudes como coragem, liderança, espiritualidade e responsabilidade familiar.

Em edições anteriores, participantes relataram que o movimento os ajudou a lidar com problemas conjugais, emocionais e espirituais. Em alguns casos, os pacotes incluem trilhas em montanhas, acampamentos e atividades de superação, com alto valor agregado.

A morte de Rodrigo reacende o debate sobre os limites físicos exigidos em retiros espirituais intensivos e a necessidade de suporte médico em eventos com grande exposição a riscos físicos e emocionais.

Recentes

Mais Lidas