O governador Mauro Mendes (União Brasil) anunciou, nesta quinta-feira (21), o pagamento do auxílio-fardamento aos policiais militares, bombeiros, policiais penais e agentes do sistema socioeducativo. O benefício será creditado ainda neste mês e vai contemplar mais de 14 mil profissionais da Segurança Pública em Mato Grosso.
O auxílio foi instituído em 2022, inicialmente destinado apenas a policiais militares e bombeiros, mas posteriormente passou a contemplar também policiais penais e agentes do Socioeducativo. Desde então, o pagamento ocorre anualmente.
“Temos feito esse pagamento todos os anos para dar mais conforto e segurança aos nossos profissionais da Segurança. O dinheiro cai diretamente na conta e eles podem comprar a farda que melhor atende à sua rotina de trabalho. Nossos policiais precisam estar bem equipados para continuar tendo tolerância zero com a bandidagem”, afirmou o governador.
Investimento de R$ 27,6 milhões
De acordo com o secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Basílio Bezerra, o governo estadual destinou R$ 27,6 milhões para o pagamento do benefício neste ano.
“O pagamento do auxílio-fardamento diretamente aos profissionais é uma forma eficiente e econômica no processo de aquisição dos uniformes. Além de valorizar o profissional, também torna o processo mais ágil e menos burocrático”, explicou Basílio.
Valorização dos servidores da Segurança
O secretário de Estado de Segurança Pública, coronel Cesar Roveri, destacou que o auxílio representa uma valorização concreta aos profissionais.
“Antes os nossos policiais dependiam dos uniformes comprados em lote pelo Governo, que não atendiam a contento. Sem contar que muitas vezes os policiais tinham que tirar do próprio bolso para fazer as aquisições. Essa situação ficou para trás”, disse Roveri.
Já o secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Vitor Hugo, ressaltou a importância da extensão do benefício para policiais penais e agentes do Socioeducativo.
“São profissionais que têm feito um grande trabalho em Mato Grosso e tornado o nosso sistema prisional um dos melhores do país, reconhecido por ministro do STF e conselheiros do CNJ”, destacou.